A Maruti Suzuki , que governou as estradas da Índia com sua linha de carros pequenos, espera que um em cada dois veículos de passageiros vendidos no mercado indiano seja um SUV nos próximos cinco anos.
Para atender à crescente demanda, a líder do mercado de veículos de passageiros alinhou uma gama de SUVs com preços de Rs 6 lakh a Rs 20 lakh para lançamento nos próximos três a quatro anos, disseram pessoas a par de seus planos.
Embora a Maruti Suzuki não tenha se comprometido com os futuros modelos, o diretor-gerente Hisashi Takeuchi disse que a empresa queria fortalecer sua presença em todos os segmentos e que haveria “foco especial” nos SUVs.
O novo Brezza , que a unidade indiana da Suzuki Motor lançou na quinta-feira, é a primeira oferta em seu “próximo portfólio de SUVs vibrantes”, disse ele. O veículo custa Rs 7,99-13,96 lakh, ex-showroom.
O próximo será um SUV médio para rivalizar com o Hyundai Creta.
Com estes e outros veículos previstos para lançamento nos próximos 18-24 meses, Maruti Suzuki tem como objetivo recuperar a participação de mercado de 50% em veículos de passageiros, em comparação com cerca de 44% no ano encerrado em 31 de março de 2022.
“Os SUVs atualmente representam 40% de todos os veículos de passageiros vendidos na Índia. Esperamos que o segmento de SUVs cresça em um CAGR de 9-10% nos próximos 3-5 anos. Suindo as tendências de compra de veículos em outros países, que viram um aumento nas vendas de SUVs, este segmento deve abranger 49-50% do mercado (indiano) no futuro”, disse Shashank Srivastava, diretor executivo sênior da Maruti Suzuki (marketing e vendas ).
A empresa tem dois produtos no segmento de SUVs, onde 47 marcas disputam clientes, disse ele, acrescentando: “(Então) há uma clara necessidade de fortalecermos nosso portfólio”.
Pessoas bem informadas disseram que a empresa estabeleceu a meta de alcançar a liderança em SUVs em 2023.
O novo Brezza já recebeu mais de 45.000 pedidos antes de seu lançamento oficial.
Com os hatchbacks tendo cada vez menos apelo entre os consumidores indianos nos últimos meses, o segmento de SUVs de entrada se tornou o maior segmento no mercado local de veículos de passageiros no ano fiscal passado
Até 38% das vendas do Brezza no ano fiscal de 2022 vieram de compradores de primeira viagem, acima dos 27% em 2016. SUVs de segmento médio, onde a empresa pretende desafiar o Hyundai Creta com seu próximo SUV, representaram quase um quinto das vendas de veículos de passeio no ano fiscal passado.
“Uma é que houve uma mudança geral na preferência de design para esses tipos de veículos devido à sua presença dominante, maior distância ao solo e melhor utilização do espaço”, disse Srivastava. “Isso não é apenas na Índia, mas está acontecendo globalmente. A outra razão é que os preços dos SUVs de entrada agora se sobrepõem aos dos hatchbacks premium e dos sedãs de entrada. Então, estamos vendo um aumento na consideração de outros segmentos também”, explicou.
Atualmente, a montadora sul-coreana Hyundai é líder no segmento de SUVs da Índia. A empresa registrou vendas de cerca de um quarto de milhão de SUVs e uma participação de mercado de 22% no último ano fiscal.
A forte demanda pelo pequeno SUV Tata Punch impulsionou as vendas de SUVs da Tata Motors , que agora está lado a lado mensalmente com a Hyundai Motor India .
A Tata Motors vendeu 205.000 SUVs por uma participação de mercado de 18% no FY22
A Mahindra & Mahindra teve uma participação de 14% (excluindo o Bolero) no mesmo período. A Maruti Suzuki — com o único modelo Brezza — tinha cerca de 12% do mercado.
Sem comentários:
Enviar um comentário