Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2022

General angolano nomeado Chefe do Estado Maior da Força Africana em Estado de Alerta

 

General angolano nomeado Chefe do Estado Maior da Força Africana em Estado de Alerta


Segundo nota a que a ANGOP teve acesso, a nomeação do novo Chefe do Estado Maior da FAEA está alinhada com a declaração final da Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em 28 de Maio último, em Malabo, Guiné Equatorial, que determina a operacionalização da referida Força “sem mais adiamentos” e o reforço da “coordenação com as Comunidades Económicas Regionais/Mecanismos Regionais sobre a sua utilização”. 

De acordo com a declaração final da Cimeira de Malabo, uma das principais tarefas da FAEA é a criação de uma Unidade de Combate ao Terrorismo. 

Para o Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, a nomeação do Tenente General angolano  está, igualmente, alinhada com a importância estratégica do país e ao seu papel activo na prevenção, gestão e resolução de conflitos em África para permitir o desenvolvimento e integração económica do continente. 

O diplomata recordou que no discurso à Nação, a 15 de Outubro de 2020, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, destacou a importância estratégica da inserção de quadros angolanos nas organizações internacionais, principalmente no actual contexto da política externa angolana. 

Por seu turno, o novo Chefe do Estado Maior da FAEA, Tenente General António Lamas, reconhece que a sua nomeação constitui motivo de júbilo para Angola e a recente designação do Presidente João Lourenço como “Campeão/Promotor da Paz e Reconciliação em África” confere maior importância à sua função e um acréscimo das suas responsabilidades. 

António Lamas estava destacado, desde Fevereiro deste ano, como conselheiro militar do Comissário para os Assuntos Políticos, de Paz e Segurança da organização continental, Bankole Adeoye.

Na folha de serviços do Tenente General António Lamas Benedito Xavier consta o exercício dos cargos de Comandante de Brigada, Chefe Adjunto da Direcção de Operações da Força Aérea Nacional e Chefe da Direcção de Defesa Anti-Aérea da Força Aérea Nacional de Angola. 

Participou em vários eventos e operações humanitárias e de apoio à paz. 

Foi Planificador e Comandante do Contingente Nacional do Exercício Aéreo Humanitário da SADC BLUE CLUSTER, em Limpopo, África do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário