Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Uma conta de poupança criptográfica pode vencer o banco?

 


Estou farto de taxas de poupança em dinheiro. Grandes bancos em 0,06%? Não, obrigado. Mesmo as melhores contas de poupança online estão girando em torno de um minúsculo 1%. 

Onde posso obter uma taxa de poupança decente? Se você é detentor de criptomoedas como bitcoin, possivelmente em uma conta poupança de criptomoeda, onde algumas contas estão pagando bem mais de 5%!

Sim, você leu corretamente.

Espere, a criptomoeda não é super arriscada?

Sim, bitcoin, ethereum e outras criptomoedas são muito voláteis, tornando-as muito difíceis de manter a longo prazo. Por exemplo, somente este ano, o bitcoin caiu para $ 3.000 e chegou a $ 12.500! Por favor, por favor, NÃO saia e compre bitcoin apenas para tentar ganhar juros sobre ele. A maioria das criptomoedas é MUITO volátil.

No entanto, existem várias moedas “estáveis” que são negociadas na proporção de 1 para 1 com o dólar americano. Estas são as moedas que queremos manter e ganhar juros. Mesmo que essas moedas estejam atreladas ao dólar americano (ou seja, 1 moeda estável = $ 1 USD), isso não significa que você não tenha risco. As forças do mercado podem fazer uma moeda estável valer menos de um dólar, de maneira semelhante a como os fundos do mercado monetário ocasionalmente " quebraram a bola ". 

Tudo isso é para dizer: só porque esta conta tem as palavras “conta de poupança” ao lado dela, não significa que seja o mesmo que uma conta de poupança em dólares americanos FDIC em um banco regulamentado. Você precisa decidir se o risco vale os retornos potenciais de um ativo muito líquido. Veja como estou pensando sobre essa nova classe de contas.

Como ganhar 5% + em uma conta de poupança de criptografia

1. Decida quanto dinheiro tentar

Como expus em meu artigo Barbell Investing, sou extremamente avesso ao risco. Desconfio de promessas “boas demais para ser verdade”, então faço muitos pequenos experimentos onde posso aprender fazendo. Isso não é diferente.

Abri as contas para descobrir o que precisava saber para decidir se deveria adicionar mais dinheiro. Investi pela primeira vez em bitcoin (BTC) em 2014, então era relativamente cedo e construí um portfólio considerável de criptoativos nos últimos seis anos. Eu escolhi fazer um depósito inicial de $ 2.000 principalmente porque eu tinha $ 2.000 de USDC (Stablecoin) parados na minha conta coinbase. 

Depois de fazer o depósito inicial e ter mais algumas semanas para aprender, também adicionei todas as minhas participações em USDT (outra stablecoin). Isso totaliza pouco menos de $ 30.000.

Se você ainda não possui criptomoeda, escolherá uma quantia em dólares (para aqueles nos EUA) com a qual se sinta confortável. Geralmente não há depósito mínimo ou requisitos mínimos de saldo; no entanto, alguns serviços têm requisitos mínimos de retirada.

2. Abra uma conta de poupança de criptografia

Coinbase é uma das muitas opções. Eles têm uma ampla gama de moedas disponíveis e taxas de depósito competitivas. Configurar sua conta é muito fácil e eles usam a mesma criptografia no nível do banco que todas as outras instituições financeiras usam.

3. Escolha qual moeda você deseja manter

Depois de ter stablecoin ou criptomoeda em sua conta, você pode negociar em qualquer uma das outras moedas disponíveis. Para o propósito aqui, não recomendo negociar criptomoedas. Lembre-se, estou atrás de um retorno o mais estável possível, que imite de perto uma conta poupança normal, mas com um retorno mais alto. 

Escolhi o USDC como minha moeda preferida simplesmente porque já possuía alguns. Não sei o suficiente sobre as diferenças nessas moedas estáveis ​​para recomendar uma sobre a outra neste momento.

4. Comece a ganhar!

Depois de depositar dinheiro em sua conta, você não precisa fazer mais nada. Os juros serão acumulados diariamente e são depositados em sua conta mensalmente. Será mais ou menos assim:

5. Entenda como a economia com criptomoedas difere da economia em dinheiro

Para levar isso além de um experimento, realmente precisamos saber qual é o risco geral aqui. Sua moeda em dinheiro é protegida de várias maneiras que a criptomoeda não é.

  • Em primeiro lugar, sua conta de poupança é segurada pelo FDIC, para que você não perca seu dinheiro se seu banco se tornar insolvente.
  • Em segundo lugar, o dólar americano é uma moeda de reserva mundial respaldada pela total fé e crédito do governo dos EUA, enquanto o governo dos EUA não apóia nenhuma dessas moedas estáveis ​​- AINDA.
  • Em terceiro lugar, uma moeda estável atrelada ao dólar americano não é o mesmo que um dólar. Veja aqui sobre o peg do Tether .
  • Quarto, os grandes bancos têm bilhões para investir em segurança. Um iniciante em criptomoeda pode ficar aquém de algumas medidas de segurança. Sinceramente não sei como analisar isso no momento.

6. Decida crescer

Compreendendo os riscos acima, não acho que faça sentido ter uma quantia gigantesca de dinheiro nessas contas ainda. Além disso, eu não sugeriria colocar o dinheiro do seu fundo de emergência em uma conta como esta, ou qualquer dinheiro que você acha que não pode viver sem.

O risco de você perder dinheiro é improvável, mas é diferente de zero e é absolutamente maior do que o risco de perder o dinheiro da sua conta poupança. Mas será que vale o risco mesmo assim?

Para mim, é - em uma parte dos meus ativos líquidos. Faz sentido aumentar e adicionar mais à minha conta, porque não estou arriscando meu fundo de emergência e já estava assumindo muitos dos riscos acima mantendo o USDT em outra conta sem ser pago por isso como estou agora.

Uma conta de poupança criptográfica rende bons centavos financeiros?

Por enquanto, esse experimento faz sentido para pessoas que são detentores de criptomoedas de longo prazo ou que procuram aumentar sua taxa de retorno sobre ativos líquidos. No entanto, devido aos riscos adicionais descritos acima, não faz sentido colocar uma quantia enorme de suas economias em uma dessas contas.

O que eu precisaria ver para mudar de ideia?

Eu colocaria uma quantia significativa de dinheiro nessa conta se meu principal fosse segurado contra perda e roubo de maneira semelhante ao sistema bancário dos EUA.

Basicamente, se eu pudesse garantir minha conta contra desvalorização, roubo e insolvência - digamos, 2% ao ano - eu pediria milhões de dólares emprestados para adicionar a esta conta e ganhar um spread de baixo risco muito saudável. Esta é a definição de carry trade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas