Governo da Huíla já '"gastou' mais de 20 biliões em obras do PIIM só o ano 2021 |
Vinte mil milhões, 651 milhões, 104 mil 673 kwanzas é o valor gasto este ano na execução de projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província da Huíla, avança a Angop.
Em 2020, o valor executado foi mais de 12 mil milhões de kwanzas.
O nível de cumprimento do PIIM, no ano em curso, é considerado satisfatório pelas autoridades da província por registar um aumento da execução física de 14 por cento e a financeira de 26 por cento em comparação a 2020.
A percentagem da execução física passou de 44 para 58 por cento, ao passo que a financeira de 25 para 51 por cento.
A província da Huíla tem até o momento 66 projectos concluídos e inaugurados, no âmbito do referido plano.
Ao todo, a província tem uma carteira de 226 projectos virados para a produção de energia, distribuição de água, saúde e educação, bem como melhoria de vias de comunicação, num financiamento global de mais de 51 mil milhões de kwanzas.
Em declarações à Angop, o delegado provincial das Finanças da Huíla, Carlos Hapapa, justificou que a boa execução financeira corresponde a concretização das previsões orçamentais, visto que várias obras foram concluídas e inauguradas, outras estão em fase de conclusão.
Quanto ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), destacou que de Janeiro a Dezembro do ano em curso foram atribuídos 300 milhões para cada município, totalizando quatro mil milhões e 200 milhões de kwanzas.
Considerou que na vertente económico-financeira, o constante aumento da inflação foi “constrangedor”, pois reduziu significativamente o poder de compra e contrariou as expectativas da eficácia do programa.
Sem comentários:
Enviar um comentário