O Ministério das Finanças disse na terça-feira que a economia está a caminho de alcançar um crescimento projetado de 8 a 8,5% com base em indicadores de altafrequência para o primeiro trimestre do atual ano fiscal. A Pesquisa Econômica apresentada no Parlamento em 31 de janeiro de 2022 projetou o PIB real durante 2022-23 para crescer em 8,0-8,5%.
“Desde então, o impulso de crescimento sustentado foi observado em vários Indicadores de Alta Frequência (HFIs), indicando que o caminho de crescimento projetado está em curso no primeiro trimestre do ano fiscal 2022-23”, disse o ministro de Estado das Finanças, Pankaj Chaudhary, em um documento escrito. responda a Rajya Sabha.
O FMI, em sua atualização de abril de 2022 do World Economic Outlook, também projetou o crescimento real do PIB da Índia em 8,2% em 2022-23.
Para garantir um ritmo de crescimento contínuo, disse ele, o governo tomou várias medidas para lidar com a alta inflação importada do exterior.
Estes incluem cortes nos impostos especiais de consumo sobre gasolina e diesel e impostos especiais sobre a exportação de gasolina, diesel e combustível para turbinas de aviação que provavelmente aliviarão as pressões inflacionárias, disse ele.
Além disso, disse ele, para conter a inflação, o RBI em sua reunião de junho do Comitê de Política Monetária aumentou a taxa de recompra em 50 pontos base, além do aumento anterior de 40 pontos base em maio de 2022.
Sobre
o impacto da tensão geopolítica na economia indiana , disse ele, a guerra
Rússia-Ucrânia levou a interrupções no fornecimento global, resultando em forte
aumento nos preços globais das commodities, incluindo preços de petróleo bruto,
gás, óleos comestíveis e fertilizantes, entre outros.
O governo está monitorando de perto os movimentos globais de preços e seu impacto na economia da Índia por meio do comércio, disse ele.
Recentemente, os preços de várias commodities, incluindo óleos comestíveis, metais e petróleo bruto, se estabilizaram. Muitos bancos centrais, incluindo o Fed dos EUA, também apertaram sua política monetária para combater a inflação. O RBI e o governo estão monitorando de perto a situação e estão prontos para tomar as medidas apropriadas, disse ele.
De acordo com as estimativas provisórias da renda nacional anual 2021-22, o Produto Interno Bruto (PIB) a preços atuais para 2021-22 ficou em Rs 2,36,64,637 crore, disse ele em outra resposta.
Usando a taxa de câmbio implícita para a Índia para 2021-22 do World Economic Outlook (WEO) de abril de 2022, o PIB da Índia a preços atuais ficou em US$ 3,2 trilhões em 2021-22, disse ele.
A taxa de crescimento real do PIB para 2021-22 ficou em 8,7%, enquanto o déficit fiscal do governo central para 2021-22 foi de Rs 15,86,537 crore, o que representa 6,7% do PIB.
De acordo com o relatório trimestral sobre a gestão da dívida pública para o trimestre de janeiro a março de 2022, disse ele, a estimativa provisória para a dívida pública do governo central no final do ano financeiro de 2021-22 era de 52% do PIB.
As razões para o aumento da dívida incluem o déficit de receita induzido pela pandemia em 2020-21, combinado com os maiores gastos realizados pelo governo para proteger vidas e meios de subsistência das pessoas do impacto adverso da pandemia, disse ele.
Em resposta a outra pergunta, ele disse, o tamanho do Déficit em Conta Corrente da Índia ( CAD ) depende de vários fatores, incluindo exportações, importações e preço do petróleo bruto, entre outros.
O governo está monitorando cuidadosamente o CAD e recentemente aumentou as taxas alfandegárias sobre o ouro de 10,75% para 15% para restringir as importações de ouro que provavelmente reduzirão o CAD.
Por enquanto, disse, “seus preços globais diminuíram, pois os temores de recessão diminuíram um pouco os preços. Isso enfraqueceria as pressões inflacionárias na Índia e conteria a inflação.” Se as preocupações com a recessão não levarem a uma redução sustentada e significativa nos preços de alimentos e energia, “então o CAD (déficit em conta corrente) da Índia se deteriorará em 2022-23 em conta de importações mais caras e exportações mornas na conta de mercadorias.”
Sem comentários:
Enviar um comentário