Segundo nota a que a ANGOP teve acesso, a nomeação do novo Chefe do Estado Maior da FAEA está alinhada com a declaração final da Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em 28 de Maio último, em Malabo, Guiné Equatorial, que determina a operacionalização da referida Força “sem mais adiamentos” e o reforço da “coordenação com as Comunidades Económicas Regionais/Mecanismos Regionais sobre a sua utilização”.
De acordo com a declaração final da Cimeira de Malabo, uma das principais tarefas da FAEA é a criação de uma Unidade de Combate ao Terrorismo.
Para o Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da União Africana (UA), Francisco José da Cruz, a nomeação do Tenente General angolano está, igualmente, alinhada com a importância estratégica do país e ao seu papel activo na prevenção, gestão e resolução de conflitos em África para permitir o desenvolvimento e integração económica do continente.
O diplomata recordou que no discurso à Nação, a 15 de Outubro de 2020, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, destacou a importância estratégica da inserção de quadros angolanos nas organizações internacionais, principalmente no actual contexto da política externa angolana.
Por seu turno, o novo Chefe do Estado Maior da FAEA, Tenente General António Lamas, reconhece que a sua nomeação constitui motivo de júbilo para Angola e a recente designação do Presidente João Lourenço como “Campeão/Promotor da Paz e Reconciliação em África” confere maior importância à sua função e um acréscimo das suas responsabilidades.
António Lamas estava destacado, desde Fevereiro deste ano, como conselheiro militar do Comissário para os Assuntos Políticos, de Paz e Segurança da organização continental, Bankole Adeoye.
Na folha de serviços do Tenente General António Lamas Benedito Xavier consta o exercício dos cargos de Comandante de Brigada, Chefe Adjunto da Direcção de Operações da Força Aérea Nacional e Chefe da Direcção de Defesa Anti-Aérea da Força Aérea Nacional de Angola.
Participou em vários eventos e operações humanitárias e de apoio à paz.
Foi Planificador e Comandante do Contingente Nacional do Exercício Aéreo Humanitário da SADC BLUE CLUSTER, em Limpopo, África do Sul.
Sem comentários:
Enviar um comentário